sexta-feira, 20 de junho de 2014

Carlsen campeão mundial (x 3)


Entre os dias 16 e 20 deste mês se realizou na cidade de Dubai, capital dos Emiratos Árabes Unidos, o Campeonato Mundial de partidas rápidas (16-18 de junho, 15 rodadas, tempo de 15 minutos + 10 segundos por lance) e blitz (19-20 de junho, 21 rodadas, 3 minutos + 2 segundos por lance), com a presencia do campeão mundial clássico Magnus Carlsen (na foto, comemorando a vitória no torneio blitz), seu desafiante e ex campeão mundial Viswanathan Anand e outras destacadas figuras do jogo ciência. Carlsen venceu ambas as provas, obtendo um novo registro histórico: é campeão mundial vigente em três ritmos de jogo diferentes. Nos dois torneios participou o grande mestre brasileiro Alexandr Fier, mas sem muita fortuna.

Principais posições (rápidas)
1. M. Carlsen 11; 2-5. F. Caruana, L. Aronian, V. Anand, A. Morozevich 10½; 6-11. E. Tomashevsky, S.  Karjakin, A. Grischuk, T. Radjabov, P. Svidler, E. Bacrot 10; 12-13.  Yu Yangyi, R. Mamedov 9½; 14-23. B. Jobava, N. Nguyen, E. Iturrizaga, S. Movsesian, G. Guseinov, L. Le Quang, Z. Efimenko, Wang Hao, P. Eljanov, M. Antipov 9; etc. (113 participantes)

Principais posições (blitz)
1. M. Carlsen 17; 2-3. I. Nepomniachtchi, H. Nakamura 16; 4. L. Le Quang 14; 5-8. S. Mamedyarov, L. Aronian, V. Anand, R. Mamedov 13½; 9-11. G. Sargissian, A. Morozevich, P. Svidler 13; 12-24. S. Yudin, A. Dreev, P. Harikrishna, R. Wojtaszek, A. Korobov, A. Grischuk, E.  Iturrizaga, E. Bacrot, N. Vitiugov, T. Radjabov, E. Tomashevsky, V. Malakhov, Nguyen Ngoc Truong Son 12½; etc. (116 participantes)

sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Karjakin, Noruega lhe senta bem


Entre os dias 3 e 14 deste mês Noruega recebeu um forte torneio, com participação de dez grandes mestres de grande nível encabeçados pelo campeão mundial Magnus Carlsen, os ex-campeões mundiais Vladimir Kramnik e Veselin Topalov e o número 2 do ranking elo, Levon Aronian. A prova, realizada pelo sistema round robin (todos contra todos) alcançou a categoria XXI da FIDE (elo médio 2774). Um torneio blitz realizado o dia 2 definiu os números que cada participante tem na prova.
Nenhum dos favoritos a priori foi o vencedor. O russo Sergey Karjakin (foto) foi o campeão em grande atuação, com meio ponto a mais que o campeão mundial Magnus Carlsen. Ambos venceram na partida da última rodada.
Karjakin repete assim a sua vitória no mesmo torneio de 2013. A prova foi liderada na etapa inicial por Caruana, que começou com 2 em 2; depois Kramnik e Carlsen chegaram à liderança, e finalmente Karjakin para somar quatro líderes a falta de duas rodadas. O vencedor da prova finalizou com duas vitórias sobre adversários diretos -Kramnik na oitava rodada e Caruana na nona- enquanto Carlsen empatou com Svidler na penúltima rodada deixando passar uma situação muito favorável e venceu de Agdestein na última. Para Kramnik a fase final da prova foi um pesadelo: apenas meio ponto de quatro possíveis. Possivelmente ele se desestabilizou após perder ante seu arqui-inimigo Veselin Topalov.

Posições
1. S. Karjakin 6; 2. M. Carlsen 5½; 3. A. Grischuk 5; 4-5. F. Caruana, V. Topalov 4½; 6-10. L. Aronian, P. Svidler, A. Giri, V. Kramnik 4; 10. S. Agdestein 3½

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sochi será sede do match Carlsen - Anand


É oficial. A cidade de Sochi, na Rússia, vai sediar no próximo mês de novembro o match pelo título mundial entre o atual titular, o norueguês Magnus Carlsen, e seu desafiante -surgido do recente torneio candidatura-, o indiano Viswanathan Anand.
A sala de jogo do match -que tem datas previstas entre os dias 7 e 28 do mencionado mês- vai se erigir nas instalações utilizadas nos Jogos Olímpicos de Inverno 2014, realizados nessa cidade.
A gênesis desta decisão pode ter sido uma reunião realizada a começos de mês entre o presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin (ambos na foto), aproveitando a visita deste último a um torneio de crianças.  
O match pelo título é em certa forma a revanche do realizado nos fins do ano passado na cidade indiana de Chennai, quando o então desafiante Magnus Carlsen arrebatou o título do experiente Viswanathan Anand. Com menos pressão, se espera que o nível de Anand seja superior ao mostrado nessa oportunidade, quando o norueguês venceu com certa facilidade.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Krikor vence em Marabá

Rodada 6: o grande mestre Krikor Mekhitarian (dir) teve que batalhar muito duro para quebrar a resistência do mestre fide Renan Reis; foi a última partida em finalizar da prova - A vitória deu a Krikor o primeiro lugar
A cidade de Marabá (Pará) recebeu, entre os dias 30 de maio e 1 de junho, a um grupo de entusiastas enxadristas provenientes de diversos estados, para participar do I Aberto Internacional de Marabá.
O interesse que gerou a prova nessa cidade situada no sudeste do estado pode se perceber em detalhes como a colocação de grandes cartazes promovendo a competição em plena Transamazônica, e a cobertura da mídia regional (gráfica, radial e televisiva). Foi resultado do grande trabalho do organizador, Antônio Carlos Silva Almeida, que devolveu a Marabá o xadrez de mais alto nível, depois de um período onde a cidade tinha sido relegada na prática do jogo ciência. No sucesso da prova foi determinante também a gestão da Confederação Brasileira de Xadrez, na figura de seu presidente, grande mestre Darcy Lima, que foi reconhecido especialmente na cerimónia final. O torneio, que se levou a cabo nas instalações da OAB (Organização de Advogados de Brasil) foi arbitrado de forma impecável por Carlos Alessandro Alves, bem secundado por Lauzeniro Andrade.


No plano esportivo, o torneio teve o luxo de contar com os atuais campeão e vice-campeão de Brasil, grandes mestres Rafael Leitão e Krikor Mekhitarian respetivamente. A nómina de mestres se completou com quem escreve estas linhas e o mestre fide Renan do Carmo Reis, que viajou desde Manaus (Amazonas) para participar.

Rodada 1: No primeiro plano, Nelson Moraes, uma das revelações da prova, enfrenta ao grande mestre Rafael Leitão. No seguinte plano (de esq. a dir), o mestre fide Renán Reis enfrenta a Fernando Medrado Almeida e Wladimir Ferreira de Melo ao mestre internacional Luis Rodi
Rodada 3: Lourival Ponte de Oliveira Neto (Belem, na esq). antes do inicio da sua partida contra Talita Medrado Almeida, que obteve uma meritória 12a colocação (e melhor feminina)
Depois das seis rodadas previstas, a classificação foi a seguinte: 1-3. gm Krikor Mekhitarian (melhor sistema de desempate), gm Rafael Leitão, mi Luis Rodi 5; 4. Nilton Silva de Abreu 4,5; 5-10. mf Renan do Carmo Reis, Nelson da Silva Moraes, Emerson de Souza Veiga, Adriano de Jesus Silva Cunha, Alan de Albuquerque Reis, Fernando Medrado Almeida 4; 11-13. Marcos de Souza Monteiro, Talita Medrado Almeida (melhor feminina), Antônio Carlos Silva Almeida 3,5; etc. (34 participantes).
Em muitos torneios, o sistema de desempate tem uma alta carga de acaso, mas nesta oportunidade se pode dizer com toda certeza que a vitória de Krikor foi justa: o grande mestre de São Paulo foi o único participante que enfrentou aos outros mestres -sem sofrer derrota- e também venceu na partida decisiva ao seu colega Rafael Leitão.

Primeiro plano para o organizador, Antonio Carlos Silva Almeida, da Associação de Xadrez Marabá - Na cerimônia de abertura, enquanto a banda de música local executa o Hino Nacional Brasileiro
Deve se destacar a realização de torneios neste nível no interior do Brasil, oferecendo aos amadores e simpatizantes do nosso jogo a possibilidade de medir suas forças com os mestres. Sabemos das dificuldades que as enormes distâncias no país colocam e os esforços que devem realizar os organizadores e difusores do xadrez. Cada uma destas atividades é, portanto, uma verdadeira festa do xadrez nacional.


MI Luis Rodi

domingo, 1 de junho de 2014

Leitão segue primeiro do Brasil em listado elo FIDE do mês de junho

 1 Leitao, Rafael g BRA 2652 6 1979
 2 Fier, Alexandr g BRA 2580 18 1988
 3 Mekhitarian, Krikor Sevag g BRA 2566 12 1986
 4 Lima, Darcy g BRA 2526 0 1962
 5 El Debs, Felipe de Cresce g BRA 2522 11 1985
 6 Di Berardino, Diego Rafael m BRA 2482 0 1987
 7 Matsuura, Everaldo g BRA 2473 12 1970
 8 Barbosa, Evandro Amorim m BRA 2471 5 1992
 9 Santiago, Yago De Moura m BRA 2466 12 1992
 10 Diamant, Andre g BRA 2465 0 1990