terça-feira, 30 de abril de 2013

Topalov vence em Zug!


O ex campeão mundial Vesselin Topalov (foto) não vinha obtendo bons resultados após a perda do título mundial no match contra Kramnik -o do lembrado episódio do toilette-gate- e as acusações de assistência externa mediante tecnologia, porém neste 2013 parece estar recuperando o nível: após compartilhar o primeiro lugar na primeira etapa do Grand Prix FIDE celebrada em Londres, acaba de se consagrar vencedor da terceira etapa dessa prova, realizada até ontem na cidade suíça de Zug.
O torneio, que se estendeu entre os dias 18 e 30 de abril, contou com a participação de doze grandes mestres, todos eles com mais de 2700 elo. Os primeiros pré-classificados foram Teimour Radjabov, Sergey Karjakin, Fabiano Caruana e Vesselin Topalov. O búlgaro acabou sendo o campeão, com ponto e meio por acima do seguinte classificado, o estadunidense Hikaru Nakamura.

Posições
1. V. Topalov 8; 2. H. Nakamura 6½; 3-4. R. Ponomariov, F. Caruana 6; 5-6. G. Kamsky, A. Morozevich 5½; 7-9. A. Giri, P. Leko, S. Karjakin 5 10-12. T. Radjabov, S. Mamedyarov, R. Kasimdzhanov 4½

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fier é líder isolado em Manaus


A quarta rodada do zonal 2.4 da FIDE, realizada ontem na cidade de Manaus, teve como resultado a aparição de um líder isolado. É o grande mestre Alexandr Fier (foto), que venceu ao peruano Marco Pacheco para alcançar assim 4 unidades, meia a mais que os seus colegas Rafael Leitão -empatou com Deysi Cori Tello- e Jorge Cori Tello -empatou com Renato Quintiliano-, que compartilham o segundo lugar.
A quinta rodada, a se celebrar hoje desde as 19.00 (hora local) tem como ponto forte o enfrentamento dos dois grandes mestres brasileiros citados, com Leitão levando as brancas.
A prova, que classifica aos dois primeiros à próxima Copa do Mundo -fase prévia do torneio candidatura- tem número recorde de inscritos: mais de oitenta enxadristas de Brasil, Perú e Bolivia participam nela. O grande objetivo, para muitos, é a obtenção de títulos diretos: um de mestre internacional e dois de mestre FIDE estão em jogo. 

Zonal 2.4 em Manaus: Seis líderes após terceira rodada

Uma vista da sala de jogo no hotel Tropical
Depois de uma cansativa rodada dupla somente seis dos oitenta e quatro participantes mantem a pontuação ideal (3 em 3) no zonal 2.4 que se celebra nas instalações do hotel Tropical na cidade amazônica de Manaus: três dos quatro grandes mestres participantes (os brasileiros Rafael Leitão e Alexandr Fier e o peruano Jorge Cori Tello), a grande mestre feminina peruana Deysi Cori Tello (irmã do gm), o mestre internacional também peruano Marco Pacheco e o jovem Renato Quintiliano.
Hoje na quarta rodada vamos ter duelos entre brasileiros e peruanos nas primeiras três mesas da prova (quase um enfrentamento olímpico).

Principais posições
1-6. R. Leitao, D. Cori , A. Fier, J. Cori, M. Pacheco. R. Quintiliano 3; 7-14. L. Brito, R. Reis, D. Vera Siguenas, H. Carvalho, L. Supi, K. Mekhitarian, M. Macedo, R. Souza 2½; 15-39. R. Andrade, R. Benares, E. Gallo Ponce, A. Proudian, E. Benayon, M. Baeta; etc. (84 participantes)

sábado, 27 de abril de 2013

Começou Zonal 2.4 em Manaus



Manaus (foto), a capital de Amazonas é sede do zonal 2.4 da FIDE, que disputado por enxadristas de Brasil, Bolívia e Perú classifica aos dois primeiros para a próxima Copa do Mundo. Mais de oitenta participantes constituem um sucesso para esta prova que pela primeira vez se realiza no no-reste do país. Entre eles, quatro grandes mestres: os brasileiros Rafael Leitão, Alexandr Fier e Krikor Mekhitarian, e o peruano Jorge Cori. A prova se desenvolve entre os dias 27 de abril ao 3 de maio, nas instalações do hotel Tropical. O diretor do torneio é o presidente da CBX, gm Darcy Lima, e o árbitro principal é o internacional Elcio Mourão.
Como de costume, a primeira rodada ofereceu poucas surpresas. Dentre elas, destaque para as vitórias de Guilherme Rezende sobre o mestre internacional Diego di Berardino e do flamante mestre nacional David Borensztajn sobre o mestre fide Wagner Madeira.

Principais resultados da rodada 1
R. Leitão - L. Da Paz 1-0
R. Rocha - A. Fier 0-1
K. Mekhitarian - A. Martins 1-0
M. Da Silva - J. Cori 0-1
D. Di Berardino - G. Rezende 0-1
R. Stone - D. Cori 0-1
D. Vera Siguenas - K. Zimmermann 1-0
C. Souza Santos - M. Macedo 0-1
M. Pacheco - S. Chang 1-0
F. Bezerra - L. Supi 0-1
R. Quintiliano - F. Minelli 1-0
H. Pessoa - L. Benares 0-1
A. Proudian - J. Ferreira 1-0
E. Gutierrez - L. Brito 0-1
R. Reis - M. Lima 1-0
D. Borensztajn - W. Madeira 1-0

Os grandes mestres Fier e Mekhitarian venceram com certa facilidade, enquanto seus colegas, o peruano Cori e o primeiro pré-classificado Rafael Leitão trabalharam algo mais. A partida deste último foi uma das mais interessantes da rodada:

Leitão,R (2618) - Da Paz,L (2004)
Manaus (1.1), 27.04.2013
1.d4 Cf6 2.Cf3 b6 3.c4 e6 4.g3 Bb4+ 5.Bd2 De7 6.Bg2 Bb7 7.0–0 Bxd2 8.Dxd2 d6 9.Cc3 0–0 10.d5 e5 11.Ch4 Bc8 12.e4 Te8 13.Tae1 Ch5 14.Bf3 Cf4 15.Cf5 Ch3+ 16.Rh1 Dg5 17.De2 g6


18.Bg4 gxf5 19.Bxh3 Ca6 20.f4 Dh6 21.Bxf5 Bxf5 22.exf5 exf4 23.Dxe8+ Txe8 24.Txe8+ Rg7 25.Txf4 f6 26.Tg4+ Rf7 27.Tge4 1–0


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Um dia francês


Acaba de finalizar a fase parisina do memorial Alekhine -isto é, cinco rodadas das nove previstas-. O torneio, que nestos dias teve como cenário as instalações do museu do Louvre, se muda à cidade russa de São Petersburgo, onde a sexta rodada se realiza o dia 28 deste més.
Em territória da França, o torneio foi fabuloso para os dois representantes locais: o grande mestre Maxime Vachier-Lagrave (foto) é o líder isolado da prova, após vencer Peter Svidler na rodada de hoje. E seu compatriota Laurent Fressinet venceu de forma terminante e bela, com sacrifícios de peça incluídos, ao ex-campeão mundial Vladimir Kramnik. Fressinet está na segunda colocação da prova, a meio ponto de Vachier-Lagrave. Também compartilham a segunda colocação os grandes mestres Boris Gelfand, Michael Adams e Levon Aronian. Com meio ponto menos que os citados, o atual campeão mundial, Viswanathan Anand, leva o 50% dos pontos possíveis.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Solução do problema da semana


O seguinte problema, do suíço Moriz Henneberger foi o nosso desafio da semana passada; as brancas jogam e empatam.

A solução: 1.Cb6+ Rb4 2.Txb5+ Rxb5 3.Cc4 Cxc4 ½–½

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sobredose de xadrez

O grande mestre húngaro Peter Leko participa no torneio de Zug
Dois torneios com participantes com mais de 2700 elo, a uma distancia de poucas horas. 
Um, na cidade suíça de Zug, leva quatro rodadas, e forma parte do Grand Prix da FIDE. Três são os líderes: o ex-campeão mundial Vesselin Topalov, o russo Alexander Morozevich, que parece recuperado da má fase do ano passado, e outro ex-campeão mundial: Ruslan Ponomariov.
O outro é o memorial Alekhine, que tem lugar nas instalações do famoso museu do Louvre, na capital de França, Paris. Realizadas duas rodadas, o inglês Michael Adams é o líder isolado, tendo vencido no seu primeiro jogo ao campeão mundial Viswantahan Anand -por certo: difícil a tarefa do indiano, que deve jogar guardando suas melhores armas de abertura para o próximo match pelo título mundial com Carlsen-. Além dos citados, participam os números 2 e 3 do rating elo, Levon Aronian e Vladimir Kramnik. Ambos levam um ponto, tendo uma vitória e uma derrota -a de Aronian ante o chinês Ding Liren, na primeira rodada, foi uma das surpresas da prova-.
Pelo resto do mundo, muitos torneios com participação de jogadores extraclasse, como o magistral Capablanca, em Cuba -com Dmitry Andreikin e Leinier Dominguez- e o campeonato nacional chinês. Aqui são dois os líderes: o experimentado Wang Yue e Wei Yi -de somente treze anos de idade!-.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Três líderes em Zug

Topalov (dir) venceu Leko e é um dos líderes na cidade suíça (foto Anastasiya Karlovich no site oficial)
Começou na cidade suíça de Zug uma nova edição do Grand Prix da FIDE. Disputadas duas rodadas são três os líderes: Alexander Morozevich, Vesselin Topalov (na foto, enfrentando Leko) e Ruslan Ponomariov (derrotou Caruana). Um lote de seis competidores se posiciona a meio ponto dos primeiros.
A prova, que se estende até fim de més, é uma entre varias da série que classifica os melhores para o próximo torneio candidatura. Nesta oportunidade os doze participantes contam com acima de 2700 elo, o que configura um torneio de singular força.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Problema da semana


Voltou o problema da semana!

Moriz Henneberger (foto, 16 Outobro 1878, Basileia – 7 Abril 1959, Basileia  foi campeão da Suíça nos anos 1899, 1906 (compartido), 1909, 1911 (compartido) e 1914 (compartido). Representou ao seu país na olimpíada de La Haia 1928 (+2 =2 -6).
O seguinte problema é uma das suas obras; as brancas jogam e empatam.


A solução será postada na próxima segunda, 22 de abril

Amanha começa torneio em Zug: só fera vai ter nesses tabuleiros


Uma nova edição do Grand Prix da FIDE tem lugar desde amanha na cidade suíça de Zug, com doze participantes pelo formato round robin (todos contra todos). A prova, que se estende até o próximo 1 de maio, somente tem participantes com ratings elo acima de 2700 (!).
Estes são:

terça-feira, 16 de abril de 2013

Match Anand - Carlsen, em novembro


O match pelo título mundial entre o atual campeão, Viswanathan Anand (foto), e o seu desafiante Magnus Calrsen pode ter lugar no próximo més de novembro, possivelmente entre os dias 6 e 26 na cidade indiana de Chennai.
A possibilidade foi vista de forma negativa pelo grande mestre norueguês, que pensa que desse jeito o campeão pode ter vantagem por ser local. No entanto, Anand desestimou essa circunstância, indicando que ele enfrentou Kramnik em Bonn (Alemanha), Topalov em Sofia (Bulgária) e Gelfand em Moscou (Rússia). Vale também o antecedente da sua derrota no match ante Kamsky em Sanghi Nagar (Índia) no ano 1994, onde o indiano começou ganhando e acabou perdendo o encontro, talvez fruto da pressão de jogar ante "seu público").
É a disputa pelo cenário dos jogos a primeira batalha estratégica do match? 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Diplomas de Mestre Nacionais começam a ser entregues

Marco Maia, Jorge Chaves, Carlos Evanir Costa com seus diplomas. Junto eles, o presidente da CBX, gm Darcy Lima
Começaram a ser entregues -através de cerimonia ou correio- os diplomas de Mestre Nacional para os que cumpriram os requisitos estabelecidos pela CBX. Neste dia 6 de Abril no tradicional Clube de Xadrez Guanabara os MN Jorge Chaves, Marco Maia e Carlos Evanir Costa receberam seus diplomas das mãos do Presidente da CBX GM Darcy Lima e do Presidente da FEXERJ MF Alberto Mascarenhas.

Zonal 2.4 em Manaus!


A capital de Amazonas vai sediar um dos mais interessantes torneios para os que procuram normas e títulos da FIDE: o Zonal 2.4, que outorga duas vagas para a Copa do Mundo e três títulos diretos: um de mestre internacional (para o melhor enxadrista que ainda não tenha esse título e obtenha mais do 66% dos pontos) e dois de mestre FIDE (para os dois melhores enxadristas que ainda não tenham esse título e obtenham mais do 50% dos pontos). Na versão prévia desta competência, celebrada na cidade fluminense de Araruama, Evandro Barbosa conquistou o título de MI, enquanto Wagner Madeira e Simão Poscidonio os de MF.
No Zonal 2.4 participam representantes dos três países que integram essa região da FIDE: Brasil, Perú e Bolívia. Nesta oportunidade a prova se desenvolve entre os dias 27 de abril ao 3 de maio, nas instalações do hotel Tropical. O árbitro vai ser o internacional Elcio Mourão.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Candidatura Londres 2013: a visão de Kasparov



No site russo Crestbook.com o ex campeão mundial Garry Kasparov (foto) realizou interessantes declarações sobre o recentemente disputado torneio Candidatura (Londres 2013) que consagrara Magnus Carlsen como desafiante de Anand. A continuação apresentamos as mais interessantes:

* "O torneio demonstrou que os rumores sobre a morte do xadrez clássico foram exageradas. Londres foi um espetacular evento, com muitos jogos decididos. Ainda assim, não tenho certeza que seja o melhor torneio da história. Posso compara-lo com o torneio de candidatos de 1959".
* "As regulações do torneio foram terríveis. Quem fez as regras? O desafiante não pode ser escolhido por tie-break! Porque o número de vitórias deveria ser mais importante que o (sistema) Sonneborn-Berger? Era absolutamente necessário realizar um match com tempo normal entre os dois mestres que compartilharam a primeira colocação, ainda no caso deles não fazer os mesmos pontos e não ter uma diferença maior a um ponto. Unicamente se o match acaba empatado o tie-break deve ser levado em consideração".
* "O torneio mostrou as fraquezas de Carlsen. Estou me referindo as suas aberturas e a capacidade de jogar partidas decisivas. Por exemplo, ele estava jogando uma partida de vida ou morte na última rodada e perdeu ela. Teve sorte que seu concorrente também perdeu".
"O estilo de Carlsen não é ainda o ideal. Por exemplo na última rodada contra Svidler ele jugou 30.Bh4 em vez de 30.Bh8! Porém isso é um nível diferente e Magnus ainda não está lá".
* "Anand é um experimentado lutador, capaz de jogar o match de forma sólida porém se Carlsen trabalha para eliminar as suas fraquezas ele deve ser o vencedor. Neste momento ele joga melhor xadrez que Anand. E Kramnik também está jogando mais forte que Anand".
* "Dificilmente eu seja um admirador de Kramnik, porém ele jugou brilhante em Londres. Foi um dos melhores torneios da sua carreira".
* "Ivanchuk mostrou que é um guerreiro e um enxadrista de primeira classe -como não o são, por exemplo, Gelfand ou Topalov-. Aronian está perto mas ainda não ingressou a esse circulo. Ivanchuk continua a tradição de fortes enxadristas que não lograram ser campeões mundiais, como Keres ou Korchnoi. Ainda Ivanchuk os supera em certas coisas, como por exemplo ter me superado e também a Karpov em torneios, enquanto os citados antes não ultrapassaram ao jogador estrela de seus tempos".
* "Na última rodada Ivanchuk estava jogando pelo honor, sua inteira carreira. Kramnik não entendeu isso".
* "Sobre os controles de tempo há uma questão para a FIDE: um não pode mudar o controle de tempo justo em provas desta importância  Mudar desde o controle de tempo com incremento ao ritmo clássico foi fatal para Ivanchuk, e também foi um problema para Grischuk. De outra forma eles poderiam ter feito um melhor torneio".
* "Grischuk esteve muito bem preparado. Ele obteve uma grande vantagem no seu jogo de brancas contra Kramnik e também na partida com Carlsen na segunda volta. Se consideramos as posições que ele teve, Grischuk pudo ter ganho 2-0 de Svidler. Eu tinha analisado a entrega de cavalo em c4 nessa linha da Índia de Rei (jogo Svidler-Grischuk) nos anos noventa. As pretas ficam incluso melhores com esse lance. Então eu mostrei ele a Nakamura, porém não teve oportunidade de utiliza-lo".
* "Aronian falhou em achar a atmosfera de luta necessária. Parece que Levon começou a ter problemas depois da sétima rodada, quando ele não pode converter sua promissória posição contra Grischuk em ponto, enquanto Carlsen manobrou para escapar miraculosamente de Radjabov". 
* "No geral, o torneio mostrou quem é quem".

sábado, 6 de abril de 2013

Brasil e Bolivia assinam Termo de Cooperação


O Presidente da CBX, Grande Mestre Darcy Lima esteve neste 28 e 29 de março de 2013 em Cochabamba onde assinou com o Presidente da Federação Boliviana de Xadrez, Ai A. Ferrufino um Termo de Cooperação nas áreas técnica e de promoção das categorias de base.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Londres 2013: o balanço final

Pelo MI Luis Rodi

Kramnik e Carlsen, no seu jogo pela rodada 9: empate, como no disputado na rodada 2 com as cores trocadas

O FIDE World Chess Championship Candidates, disputado na capital inglesa entre os dias 14 de março e 1 de abril deste ano, teve o brilho das grandes provas clássicas (pode se equiparar ao famoso Zurich 1953), pela qualidade dos participantes, pelo formato (a federação internacional acertou ao modificar o sistema e passar dos match por eliminação ao round Robin) e pelo dramático final, onde até último momento não se conhecia quem seria o desafiante do campeão mundial Anand.
No aspecto puramente competitivo, o torneio teve duas fases bem diferenciadas. Na primeira delas dominaram o torneio o máximo favorito, Magnus Carlsen, e Levon Aronian, e até certo ponto parecia que a prova podia se transformar em uma competência direta entre ambos os mestres. No entanto, na segunda fase da prova uma grande atuação de Vladimir Kramnik permitiu ao ex-campeão mundial ingressar no lote dos que lutavam pelo primeiro lugar, sucesso paralelo á queda de Aronian. O final foi um extraordinário combate entre Carlsen e Kramnik, com os dois mestres chegando ao final da prova com possibilidades de vitória. Em rodada dramática, os dois perderam seus jogos (!) e todo se definiu utilizando o sistema desempate que premiava a maior quantidade de vitórias (polêmico; eu teria preferido um match desempate de jogos rápidos).
Considerando a sua regularidade durante todo o torneio, Magnus Carlsen foi um justo vencedor. O norueguês mostrou a sua enorme força prática em posições de meio jogo e final (contrario a mestres como Kasparov ele não parece muito preocupado por obter uma posição vantajosa desde a abertura, pelo qual emprega linhas que não são as mais críticas), vencendo jogos que normalmente tinham destino de empate, como o da penúltima rodada ante Radjabov. Porém também venceu em grande forma a Gelfand (rodadas 3 e 10, com ambas as cores) e Svidler (rodada 6). As instancias finais do torneio deixam uma sombra de dúvida. O 1/3 (duas derrotas, ante Ivanchuk e Svidler, e a mencionada partida com Radjabov que devia ser empate) foi fruto do acaso, do cansaço, da tensão nervosa pela importância dos acontecimentos?
Independentemente dos episódios de um torneio pontual, o match que pelo título mundial vai sustentar com o atual titular, o indiano Viswanathan Anand –provavelmente em novembro, talvez na Índia, nos Estados Unidos ou Rússia- promete ser muito bom. A enorme força atual de Carlsen pode se ver equiparada pela maior experiência de Anand em encontros desse tipo, porém também se deve considerar que o campeão vem mostrando uma sensível baixa (com ondas de criatividade como a partida com Aronian em Wijk aan Zee) na sua atuação e resultados. Escrever que hoje Carlsen é favorito em proporção de 55% não é uma especulação ociosa. Em todo caso, pode ser o elemento motivador que o mais recente Anand parece estar necessitando.
Em Londres, Carlsen compartilhou o primeiro lugar com o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik, que ao meu critério mostrou o melhor xadrez, desde o ponto de vista da mistura de criação e resultados. Foi especialmente bonita a sua vitória sobre Svidler (na rodada 8), exibiu grande técnica no seu jogo contra Grischuk (pela rodada 10) para desde uma posição equilibrada pressionar até obter um erro por resposta e realizou um original tratamento da sua abertura contra Gelfand (rodada 13). O mestre russo demonstrou que está à altura dos melhores enxadristas do mundo, e seu nome não pode ser descartado nas futuras edições deste tipo de competências.

Peter Svidler e um excelente terceiro lugar, a meio ponto dos líderes!
Extraordinária atuação de Peter Svidler, alcançando a terceira colocação a somente meio ponto dos vencedores. O varias vezes campeão russo teve um final de prova muito bom, com três vitórias (incluindo a da rodada final ante Carlsen) e um empate sobre quatro jogos, seguidilha que lhe outorgou o bronze. A sua labor em Londres supõe uma consolidação que deveria alavancar a sua carreira e o motivas para futuras experiências neste tipo de torneios.
De Levon Aronian se esperava mais, porém como aconteceu no anterior ciclo (o candidatura realizado em Kazan) no momento crítico os nervos lhe jogaram uma má passada e acabou perdendo pontos importantes. Fala muito bem dele que na circunstância onde a maioria seguiria na tendência da queda, depois de uma terrível derrota ante Kramnik o mestre armênio teve forças para acabar o torneio com uma excelente partida ante Radjabov e ficar a somente meio ponto dos líderes.
As atuações de Alexander Grischuk e Boris Gelfand foram dignas e representativas da sua força. O mestre russo mostrou a que deve ser a melhor novidade do torneio (o 12...Cxc4 no seu jogo contra Svidler). No caso do mestre israelita, era muito difícil que ele logre pela segunda vez consecutiva o torneio, mas teve partidas muito boas, como a da oitava rodada ante Radjabov.
Vassily Ivanchuk: vitórias sobre Carlsen e Kramnik
O sempre irregular Vassily Ivanchuk bateu todos os recordes nesta prova. Em muitos jogos perdeu por tempo, em outros utilizou planos de meio jogo duvidosos (como na sua partida contra Aronian pela rodada 10) mas foi o grande aguafiestas da prova ao vencer Carlsen primeiro e logo Kramnik na rodada decisiva.
Teimour Radjabov fechou a tabla de posições (sim, incluso nos torneios da elite há lanternas...) e sua declaração final ("Londres 2013 foi o pior torneio da minha carreira") exime de comentários.

Posições finais
1-2. M. Carlsen, V. Kramnik 8½; 3-4. P. Svidler, L. Aronian 8; 5-6. B. Gelfand, A. Grischuk 6½; 7. V. Ivanchuk 6; 8. T. Radjabov 4

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Carlsen ganha o Candidatura em incrível final


Magnus Carlsen (foto) é o desafiante do campeão mundial Viswanathan Anand após vencer o torneio Candidatura que se desenvolveu até hoje na cidade inglesa de Londres.
Carlsen compartilhou o primeiro lugar na prova com o ex campeão mundial Vladimir Kramnik, porém foi o vencedor por ter o melhor sistema de desempate (maior número de vitórias; talvez teria sido mais justo um match desempate).
No entanto, a vitória do mestre norueguês teve alguns detalhes incríveis, como a sua derrota na rodada final ante Peter Svidler -e a derrota de Kramnik ante Vassily Ivanchuk-. Estas dramáticas circunstâncias -a derrota dos dois máximos favoritos- deu ao torneio um plus de emoção que faz história neste tipo de provas. Um não deixa de pensar em Petrosian, Curação 1962, quando o astuto armênio estabeleceu que uma série de empates alcançaria para obter o torneio... mas na situação da atual prova, tanto Carlsen quanto Kramnik tinham que ter nervos de aço para empatar seu jogo final e torcer para que o seu adversário não ganhe na outra mesa!
As posições finais: 1-2. M. Carlsen, V. Kramnik 8½; 3-4. L. Aronian, P. Svidler 8; 5-6. A. Grischuk, B. Gelfand 6½; 7. V. Ivanchuk 6; 8. T. Radjabov 4